top of page

O SURREALISMO E SUA INFLUÊNCIA NA AMÉRICA LATINA

“O surrealismo é acima de tudo uma arte da imaginação", diz Aldo Pellegrini.


Para muitos, o século XX foi o século mais complexo e conturbado de toda a história. Duas Guerras Mundiais, massacres, ascendência da globalização, divisão do mundo em dois (capitalismo x socialismo), exarcebação do individualismo. Mas, o que às vezes esquecemos de mencionar é o fato de que uma ideia diferente de tudo o que existia foi criada na segunda metade do século XIX, a psicanálise, que refletia a importância que Sigmund Freud deu para a mente humana, ideia tal que influenciou sobremaneira o homem do século XX, inclusive no âmbito das artes, exemplo disso é um dos principais e mais importantes movimentos artísticos que o mundo já viu, o surrealismo.

Surgido na França na primeira metade do século XX por meio do primeiro “Manifesto do Surrealismo” (1924) de Andre Breton, o surrealismo, extremamente influenciado pela psicanálise freudiana, teve sua maior manifestação nas artes plásticas. Artistas como Joan Miró, Max Ernst, René Magritte e seu maior nome, Salvador Dalí, foram exemplos deste movimento tão único. Porém, não é certo limitá-lo a estas artes já que também teve grande manifestação na literatura, sendo o já citado Andre Breton o seu maior nome.


“O Surrealismo é destrutivo, mas ele destrói somente o que acha que limita a nossa visão.” Esta frase de Dalí sintetiza bem o que o surrealismo e suas principais características (fuga da realidade, inconsciência, sonhos e etc.).

Como todo grande movimento artístico, o surrealismo também teve vertentes em outras partes do mundo, como, por exemplo, na América Latina, onde, devido às mudanças que haviam ocorrido e as que estavam ocorrendo, influenciou não só as artes, mas a mente de pensadores, escritores e artistas americanos.


No Chile, Roberto Matta representou o surrealismo com obras morfológicas, padrões difusos de luz, linhas grossas e um estilo cromático e conceptual que incluía figuras e máquinas abstratas.

O maior exemplo cubano dentro do surrealismo foi o pintor Wilfredo Lam, com obras influenciadas pela cultura africana, paisagens selvagens e tropicais, mitologia e totemismo.


Na Argentina, o surrealismo teve mais força na literatura, tendo Aldo Pellegrini como seu artista mais conhecido. Tendo fundado algumas revistas, Pellegrini se tornou um grande crítico de arte, tornando-se fundamental no meio surrealista argentino e latino americano, influenciando e ajudando, em muitos casos, outros artistas. Além de suas escritas, também se aventurou nas pinturas, no teatro, em ensaios, mas foi na poesia onde mais se identificou, transpondo a literatura argentina para o surrealismo.

Após exposição surrealista no México realizado por César Moro e Wolfgang Paalen, artistas deste país como Manuel Alvarez, Antonio Ruiz, Diego Rivera e Frida Kahlo, adotaram o surrealismo, exprimindo suas características em suas obras. Dentre os artistas citados, uma que merece destaque com certeza é Frida Kahlo, não apenas por ter sido uma grande pintora, mas também por todo o engajamento político feminista relacionado ao seu nome.


Dona de uma personalidade e de uma imagem marcantes, Frida, na maioria das suas pinturas, se autorretratava com todas as suas dores, seus traumas, suas angústias e seus anseios, sendo sua obra considerada por muitos como autobiográfica. Por mais que suas obras contenham muitos traços surrealistas, a própria Frida não se considerava uma, pois dizia que suas obras não retratavam sonhos, mas sim a sua realidade.

No Brasil, o surrealismo teve grande influência nas obras que marcaram o Modernismo Brasileiro. Pintores e escritores importantes para a cultura brasileira utilizaram, em suas obras, elementos surrealistas. Na pintura, podemos citar e enfatizar Tarsila do Amaral e, na literatura, Murilo Mendes. Porém, há outras obras de grandes artistas que englobaram o surrealismo como, por exemplo, Macunaíma, de Mario de Andrade. Livro essencial para a cultura brasileira, este livro tem características irreais, imaginárias, impossíveis, típicas do surrealismo, “misturadas” com o folclore nacional.

O surrealismo foi um movimento artístico iniciado na Europa, porém teve grande importância na América Latina, pois, além de influenciar os artistas em suas obras, também influenciou a mentalidade de muitos latino americanos, com a importância que deu para o interior de cada um, com a ideia de liberdade e de não convencionalismo, que muito combinararam com a nova realidade que estava sendo construída neste continente.

Posts Recentes
Siga
  • Pinterest Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • RSS Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
bottom of page