top of page
Buscar

ESSEX COUNTY – JEFF LEMIRE

  • Michelle Ricciardi
  • 21 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Graphic novels não são um compilado de imagens. Há quem diga que este modo de contar história não entra na categoria de romance, mas sim em sua própria categoria, à parte, menos importante. Mas não é o texto corrido ou o volume de palavras que dignificam uma boa história. É completamente possível passar a mesma mensagem, ainda que com imensamente menor quantidade de texto. De certo, os críticos habituais do estilo que argumentam contra esse pensamento, nunca souberam admirar um belo quadro: imagem pura. E, ainda que sem texto, alto esforço e emoção dedicados à sua intepretação e apreciação.


As graphic novels são tão complexas quanto qualquer romance, abordando desde questões banais de cotidiano a questões políticas ocorrendo na Bósnia ou Palestina, por exemplo, ou outras situações históricas importantes. Felizmente, porém, as graphic novels parecem estar recebendo uma maior atenção. Essex County foi a primeira graphic novel a aparecer no Canada Reads, um programa de TV canadense (CBC) de “batalha de livros”, que é feita anualmente.


Essex County é uma trilogia de graphic novel, composta pelos títulos “Tales From the Farm”, “Ghost Stories” e “The Country Nurse”. Embora se trate de histórias diferentes, é com delicadeza que Jeff Lemire conecta os personagens nas três histórias, tendo como ponto em comum não só o município canadense, mas principalmente os sentimentos dilacerantes que tomam conta do rumo de cada um. A tristeza reina como pano de fundo, e é trabalhada com extrema beleza, conectada ora com amizade, ora com traição, angústia, família, medo, morte ou amor.



A trilogia tem início com a história de Lester, um menino que perde a mãe, vítima de câncer, e passa a viver com o tio e a ajudá-lo com os trabalhos braçais de fazenda. Lester é viciado em quadrinhos e pensa ser um herói que vai salvar a fazenda da iminente invasão dos aliens na Terra. Ele não tira sua máscara e super capa em nenhum momento da história, a não ser quando cresce, deixa de ser criança, e perde a pureza da inocência de quem pensa poder voar.


As histórias seguem contadas com extrema delicadeza, e o que se destaca não é o texto em si – como é de se imaginar em uma graphic novel. As ilustrações de Jeff Lemire são a história por si só. O tempo todo profundos e repletos de obscuridade, os traços de Lemire mergulham o leitor na realidade íntima de cada personagem, que são muito bem construídos. As ilustrações são em preto e branco e, a não ser pela capa, o livro todo feito desta forma parte da ideia de se retratar a vida sem cor, monótona e fria e a realidade daquelas pessoas que estão presas em uma vida que não queriam, ou que não haviam imaginado para si.


Algumas passagens de Essex County são de cortar o coração, sobretudo pelo timing perfeito com que as ilustrações se sequenciam. Em “Ghost Stories”, a narrativa é comandada por Lou, um velho que tenta contar sua história a partir de suas memórias ora falhas ora claras. Lou, quando jovem, passa a morar longe de Essex County, na cidade, onde tenta se tornar jogador de hockey de time profissional. Frustrado, acaba como motorista de ônibus. Ele então questiona algumas de suas escolhas, e, em um momento bonito de sua recordação, diz haver somente duas maneiras de estar completamente sozinho no mundo: perdido na multidão (na cidade) ou em total isolamento (em Essex County). Mais tarde, quando perde a audição, ele retifica esse pensamento. Diz ter encontrado uma terceira maneira.

“The Country Nurse” é sobre a vida da enfermeira que toma conta do velho Lou. Sua história termina com uma mensagem sobre a importância da família. Algumas passagens de Essex County, as vezes quase clichê, logo se distanciam desse rótulo quando imagem e texto se unificam. Em partes muito pontuais das três histórias, há um mesmo corvo que aparece e representa não a morte ou o fim, mas uma companhia simbólica para a solidão. Essex County é um livro sensível, profundo e tocante. É uma história universal que, com muito hockey, traz em seus elementos gelados todo o calor que é sentir alegria e tristeza simultaneamente.


Infelizmente, Essex County foi o primeiro dos cinco livros a ser eliminado da competição no Canada Reads. Puro preconceito de estilo. A boa notícia é que os mais jovens parecem estar abraçando melhor o estilo dedicando o devido respeito, e entendem que alguns modos de contar história podem mudar perspectivas e desafiar estereótipos.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Recentes
Siga
  • Pinterest Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • RSS Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow

© 2023 por GEEKY GADGETS. Orgulhosamente criado com Wix.com


 

bottom of page